Mulheres somam aproximadamente 51% de jogadores de jogos online no Brasil

O Brasil é um país que tem uma característica peculiar quando o assunto são jogos online. Afinal, tanto mulheres quanto homens brasileiros costumam se divertir com esse tipo de entretenimento usando os seus smartphones, consoles, ou até mesmo computadores para jogar na internet.

Dados da Pesquisa Game Brasil revelaram informações quanto ao gênero dos jogadores brasileiros. Apesar de ser bem dividido, o mercado de games brasileiro tem mulheres como a maioria. Segundo a pesquisa, 51% dos entrevistados eram mulheres que tinham a prática de jogos online.

Já os homens, ficaram com 49% da participação nesse mercado. Ainda de acordo com o estudo, existem alguns motivos pelos quais as mulheres têm maior participação no mercado de jogos online. Uma das principais razões está no fato de as mulheres estarem mais engajadas no mercado de smartphones.

Maior engajamento reforça dados apontados pela pesquisa

As mulheres são maioria quando o assunto é uso de smartphones. Isso ficou ainda mais evidente quando o assunto são jogos online. Afinal, para jogos de aventura, cassino de Bitcoin, ou até mesmo estratégia, as mulheres se destacam no que diz respeito ao percentual de mercado.

Segundo dados revelados pela Pesquisa Game Brasil, o fato de mais mulheres estarem engajadas no mundo dos jogos online tem total relação com a presença feminina no mercado de smartphones brasileiro. Isso porque diversas mulheres usam seus dispositivos móveis diariamente, para diferentes finalidades.

Apesar de as mulheres apresentarem bons resultados em outros mercados, não se deve descartar também a participação masculina no mundo dos jogos. Afinal, os homens representam 49% do total de jogadores online no Brasil. Dessa forma, eles também fazem parte de um volume expressivo do mercado de games, o que representa uma receita importante para o setor.

Tendência é de maior inclusão de audiências

Apesar de homens e mulheres dividirem o mercado de games no Brasil, os desenvolvedores de jogos online sabem que é muito importante criar games que sejam adaptáveis para ambos os gêneros. Além disso, as empresas desse setor sabem que é essencial adaptar-se também a outros gêneros.

Dessa forma, especialistas acreditam que haverá, nos próximos anos, um maior foco no desenvolvimento de jogos online voltados para diferentes gêneros, com o objetivo de deixar o usuário brasileiro ainda mais engajado. Para alcançar esse objetivo, a ideia dos desenvolvedores é oferecer recursos diferenciados, com base nas características do jogador.

Ou seja, assim como já acontece, os jogos poderão oferecer uma experiência diferenciada para quem está jogando, com base no perfil. Isso não significa que outros jogadores não poderão ter a experiência de um gênero distinto do seu. Por outro lado, isso garante que a jogabilidade seja mais focada no usuário, e não no jogo em si.

Essa característica de foco no jogador possivelmente será uma tendência para os próximos anos. Ainda mais considerando que os jogadores brasileiros usam muito seus smartphones para jogar, o que indica que os desenvolvimentos estarão ainda mais direcionados para celulares e tablets, os quais costumam estar com os jogadores quase sempre.